Um dos dois motores do ATR 72-600, que caiu na quarta-feira (04/02) em um rio de Taiwan, estava em pane e o outro parou por razões desconhecidas, pouco antes do acidente que deixou pelo menos 35 mortos, anunciaram nesta sexta-feira os investigadores.
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A aeronave, cujos motores são fabricados pela Pratt & Whitney Canada, caiu nas águas geladas de um rio logo após a decolagem do aeroporto Songshan de Taipei, com 53 passageiros e cinco tripulantes a bordo, incluindo 31 cidadãos chineses.
"Levando em consideração os dados de que dispomos, observamos que durante um período de tempo os dois motores não tinham propulsão", afirmou Thomas Wang, diretor do ;Aviation Safety Council;, que investiga as causas do acidente. "O motor direito entrou em chamas e provocou um alarme na cabine. O motor esquerdo apagou automaticamente e o piloto tentou reativá-lo, mas não conseguiu", disse Wang.
"Nós ouvimos um ;SOS; às 10:54.35", indicou Wang. "Ainda não determinamos por que o motor (à esquerda) foi desligado manualmente. Nós ainda estamos tentando interpretar os dados das caixas-pretas", disse.
"Parece que eles podem ter desligado o motor errado", indica Greg Waldron, diretor da revista Flightglobal. "O motor direito pegou fogo, mas, por si só, não é suficiente para causar um acidente, porque o ATR é projetado para voar com apenas um dos motores".
Tal hipótese recorda o acidente em 1989 de um Boeing 747 da British Midland, que caiu em uma auto-estrada britânica quando os pilotos desligaram um motor que funcionava ao invés de interromper o que estava com defeito. O acidente deixou 47 mortes.
O voo GE235 da empresa taiwanesa TransAsia ia para Kinmen, uma pequena ilha costeira perto da China, mas controlada por Taiwan.
Imagens de vídeo amador mostraram o ATR 72-600 perdendo altitude e se chocando contra uma ponte antes de cair em um rio. A aeronave deixou para trás um rastro de detritos.
O piloto, Liao Chien-tsung, de 41 anos, está entre as 35 vítimas. Quinze pessoas sobreviveram e equipes de resgate tentam nesta sexta-feira recuperar os corpos de oito desaparecidos.
O corpo de Liao foi encontrado na cabine de comando, com as duas mãos segurando a alavanca de controle e direção, e as duas pernas quebradas, segundo o jornal China Times.
"Ele tentou manter o controle até o último momento, antes de a aeronave mergulhar no rio para tentar controlar a direção e limitar os danos", disse o jornal, citando fontes próximas à investigação.
Além disso, o Departamento de Aviação Civil de Taiwan (CAA), revelou nesta sexta que o ATR havia tido um problema no motor durante um voo entre Toulouse (sudoeste da França) e a Ásia em abril.
"Um dos motores haviam perdido potência durante o voo e teve de ser substituído pelo fabricante", a Pratt & Whitney Canada, afirmou Lin Clark.
Dois investigadores do Bureau de Investigação e Análise (BEA) francês para a segurança da aviação civil viajaram para Taiwan. Quatro engenheiros da ATR devem fazer o mesmo.
Este acidente ocorre sete meses após a queda de outro ATR na ilha ocidental de Penghu, no qual 48 pessoas morreram.
Neste contexto, a TransAsia indicou nesta sexta-feira que seus 71 pilotos de aviões ATR deverão passar por um teste de qualificação, e que a companhia se submeterá a uma inspeção.
Em um comunicado, a companhia aérea indicou que "71 pilotos de sua frota de aviões ATR terão que passar por um teste da Administração Aeronáutica Civil e uma prova profissional para assegurar que todos estão qualificados para seu trabalho".