Agência France-Presse
postado em 08/02/2015 13:25
Os combatentes curdos sírios reconquistaram do Estado Islâmico (EI) o controle de mais de um terço das localidades que cercam Kobane, depois de expulsar os jihadistas no final de janeiro desta cidade na fronteira com a Turquia, indicou uma ONG.[SAIBAMAIS]"As Unidades de Proteção do Povo curdo (a milícia curda-síria, YPG) foram retomadas nas últimas duas semanas 128 povoados, dos 350" em torno Kobane, disse Rami Abdel Rahman, chefe do Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).
Em 26 de janeiro, as YPG recuperaram o controle da cidade, depois de quatro meses de intensos combates contra os jihadistas, graças ao apoio dos rebeldes sírios e os bombardeios da coalizão internacional anti-EI.
Os extremistas "se retiraram das aldeias do leste e sul de Kobane sem oferecer muita resistência, mas lutaram ferozmente para preservar as cidades do oeste", explicou o diretor do OSDH.
Leia mais notícias em Mundo
Isto porque "o EI quer proteger as zonas que controla na província de Aleppo. Mas os curdos estão avançam", disse à AFP. A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos, realizado desde surtidas de setembro contra os jihadistas na Síria.
Nos últimos dias, a força internacional continua a atacar por ar as posições do EI ao redor de Kobane, enquanto as tropas das YPG apoiadas pelo rebeldes do Exército Sírio Livre combatem no chão.