Agência France-Presse
postado em 08/02/2015 15:01
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, atua como "um tirano da metade do século XX", e deveria "adaptar seu comportamento ao declínio da economia" de seu país, afirmou neste domingo o ministro britânico das Relações Exteriores, Philip Hammond.[SAIBAMAIS]Em declarações à Sy News, o ministro britânico disse que neste momento se país não fornecerá armas à Ucrânia, ainda que Londres possa mudar de opinião. "Esse homem enviou tropas do outro lado de uma fronteira internacional e ocupou o território de outro país em pleno século XXI, atuando como um tirano do século XX", declarou Hammond, em referência à Putin e ao papel da Rússia no conflito no leste da Ucrânia.
"As nações civilizadas não se comportam desta maneira no século XXI. Vivemos em uma sociedade baseada em regras. Queremos que o povo russo faça parte da comunidade internacional", acrescentou.
Leia mais notícias em Mundo
"Queremos que a Rússia desfrute do crescimento econômico e do aumento do nível de vida desfrutado pelo resto da Europa, mas não vemos motivos para tolerar este comportamento do Kremlin", explicou o ministro Hammond.
Na quarta-feira, os líderes da França, Alemanha, Ucrânia e Rússia devem se reunir em Minsk para discutir uma solução para o conflito entre Kiev e os separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, onde desde abril mais de 5.500 pessoas morreram.