Mundo

Berlim nega negociação de novo programa entre União Europeia e Grécia

O novo plano grego de anti-austeridade ainda precisa de apoio de instituições internacionais

Agência France-Presse
postado em 10/02/2015 16:14
O ministro alemão da Economia, Wolfgang Sch;uble, afirmou nesta terça-feira (10/02) que a União Europeia (UE) não negocia um novo programa de reformas com a Grécia. Ele ressaltou que os acordos fechados em 2010 e 2012 continuam vigentes.

Leia mais notícias em Mundo

"Não estamos negociando um novo programa. Já temos um programa", declarou Sch;uble ao final de uma reunião dos ministros da Economia do G20 em Istambul, na véspera de uma reunião em Bruxelas entre o governo grego e os dirigentes da zona do euro.

"A Comissão Europeia, o BCE (Banco Central Europeu) e o FMI (Fundo Monetário Internacional) devem examinar (o programa atual). Só então poderemos passar à próxima fase", insistiu Sch;uble.

O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras quer romper com os acordos fechados pelo governo anterior com os credores do país e pede uma ajuda financeira enquanto prepara um novo programa de reformas e tenta renegociar a dívida.

Sem apoio internacional, a Grécia pode estar à beira da moratória, caso rompa com a ajuda internacional prevista para o final de fevereiro. "Acho que as regras estão mais ou menos claras para Atenas", acrescentou Sch;uble.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação