Agência France-Presse
postado em 10/02/2015 21:23
Pelo menos dois senadores democratas revelaram que não assistirão ao discurso do premiê israelense, Benjamin Netanhayu, no Congresso dos Estados Unidos, no próximo 3 de março. O democrata Patrick Leahy, importante figura do Senado e presidente pró-tempore da Casa até dezembro de 2014, anunciou em comunicado nesta terça-feira(10/02) que não irá comparecer ao discurso que Netanyahu deve consagrar ao Irã e seu programa nuclear.
O senador independente Bernie Sanders, membro do grupo democrata, também anunciou que não estará presente no discurso. "Não irei, talvez assista pela televisão, mas não irei", disse.
Netanyahu falará para ambas câmaras do Congresso, a convite do presidente republicano da Câmara dos Representantes, John Boehner.
A Casa Branca manifestou seu descontentamento por não ter sido consultada antes que o convite fosse feito, e o o presidente Barack Obama ressaltou nesta segunda-feira (9/2) que não é conveniente convidar um líder estrangeiro a poucas semanas das eleições em seu país. Israel celebrará eleições legislativas em 17 de março.
O vice-presidente de Estados Unidos, Joe Biden, também anunciou sua ausência, ainda que sua condição de chefe do Senado tenha como protocolo que ele compareça a eventos no Congresso com autoridades estrangeiras.