Agência France-Presse
postado em 12/02/2015 21:42
O chefe das tropas americanas no Afeganistão, general John Campbell, propôs à Casa Branca "opções" para que as tropas americanas permaneçam por mais tempo nas províncias afegãs em 2015."O problema é quanto tempo continuaremos nas províncias no Afeganistão, durante o ano de transição de 2015" - quando o atual plano americano prevê a concentração das tropas em Cabul a partir do fim do ano -, explicou o general Campbell, nesta quinta-feira, durante uma audiência na Comissão das Forças Armadas do Senado.
"Estou particularmente preocupado com o verão de 2015. Será a primeira temporada de combate dos próprios afegãos" contra os talibãs, sem o apoio de tropas americanas, lembrou.
Atualmente, o efetivo dos EUA se dedica à formação dos militares afegãos.
Fazendo elogios ao novo governo de Cabul, o general Campbell disse que o presidente afegão, Ashraf Ghani, "pediu flexibilidade" em relação à retirada das tropas americanas.
"O governo Ghani nos oferece uma extraordinária oportunidade de desenvolver uma aliança estratégica significativa, que estabilizará o Afeganistão e oferecerá maior segurança para toda região e para os Estados Unidos", declarou.
Com cerca de dez mil homens no Afeganistão, os Estados Unidos pretendem completar sua retirada do país no final de 2016.
A missão de combate da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão terminou em 28 de dezembro passado e foi substituída por uma missão de assistência.