Agência France-Presse
postado em 15/02/2015 15:20
A chanceler alemã Angela Merkel e os presidentes francês François Hollande, russo Vladimir Putin e ucraniano Petro Poroshenko "comprovaram que o respeito ao cessar-fogo no leste da Ucrânia é globalmente satisfatório, apesar de incidentes locais que devem ser solucionados rapidamente", anunciou neste domingo a presidência francesa.Os quatro dirigentes mantiveram uma reunião por telefone para fazer um primeiro balanço do cessar-fogo, horas depois de sua entrada em vigor. Dois civis morreram em um bombardeio registrado pouco depois do início da trégua, embora neste domingo os combates tenham praticamente cessado.
"Pouco depois da meia-noite [hora local de entrada em vigor do cessar-fogo], lança-mísseis Grad alcançaram o centro da localidade de Popasna e dois civis morreram", informou Guennadi Moskal, governador leal ao governo ucraniano da região de Lugansk.
Os disparos procederam, segundo Kiev, de uma zona controlada pelos rebeldes cossacos, que não obedecem à ordem de cessar-fogo dada pelo comando rebelde. Apesar deste registro, as autoridades de Kiev informaram que por ora os combates cessaram e só se constatava confrontos isolados.