Mundo

Trinta mil pessoas homenageiam vítimas de ataque em Copenhague

O evento foi realizado perto de onde ocorreu o primeiro dos ataques

Agência France-Presse
postado em 16/02/2015 18:00
Trinta mil pessoas participaram na tarde desta segunda-feira de uma manifestação em Copenhague para homenagear as duas vítimas assassinadas em ataques contra a capital dinamarquesa no fim de semana, segundo cálculos da polícia.

O evento foi realizado perto de onde ocorreu o primeiro dos ataques

"Havia cerca de 30.000 pessoas, tantas quanto esperávamos, declarou um porta-voz da polícia à AFP. O evento foi realizado perto de um centro cultural, onde um homem armado abriu fogo contra uma reunião que discutia a liberdade de expressão e o Islã, no qual morreu um cineasta de 55 anos.

Na manhã de domingo, um outro ataque contra a principal sinagoga de Copenhague, atribuída ao mesmo homem, resultou na morte de um judeu de 37 anos.

"Esta noite, quero dizer a todos os judeus dinamarqueses: não estão sozinhos", disse à multidão a chefe do governo, Helle Thorning-Schmidt.



"Um ataque contra os judeus da Dinamarca é um ataque contra a Dinamarca", insistiu. "Quando outros tentam nos atemorizar e separar, nossa resposta sempre é a de uma comunidade unida", acrescentou a premiê. "Nós insistimos em ter vidas livres e seguras em um país democrático e é por isso que estamos reunidos aqui esta noite", disse a premiê no ato.

O suspeito dos crimes, um jovem de 22 anos, com vínculos com gangues e registros de violência, foi morto em uma troca de tiros com a polícia no domingo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação