Agência France-Presse
postado em 17/02/2015 16:01
Onze pessoas morreram na explosão de uma bomba em um ataque suicida em um posto de controle na região de Biu, nordeste da Nigéria, nesta terça-feira - segundo informações fornecidas por testemunhas à AFP. Segundo um membro de uma milícia local de auto-defesa, o atentado foi cometido por "três homens à bordo de uma motocicleta" por volta das 10H (horário de Brasília) no povoado de Yamarkumi, a quatro quilômetros de Biu, no estado de Borno.[SAIBAMAIS]Os três homens detonaram os explosivos que levavam junto ao corpo e "mataram onze pessoas, milicianos de auto-defesa e crianças vendedoras de rua", declarou essa testemunha, cuja versão foi confirmada por um morador da cidade. "Nós percebemos de repente que os homens chegaram de moto. Três homens estavam na primeira e se explodiram", conta a testemunha. "A segunda moto fugiu mas foi perseguida por soldados e milicianos", acrescentou.
Leia mais notícias em Mundo
Tijjani Kanta, um morador que estava no hospital central de Biu, contabilizou quatorze corpos, dentre eles os três dos atacantes. "Os outros onze eram de milicianos e crianças que trabalhavam no posto de controle", explicou Tijjani Kanta.
O ataque ocorreu após outro ataque terrorista na última quinta-feira no movimentado mercado de Biu. Uma jovem mulher detonou os explosivos que levava junto ao corpo e matou onze pessoas, além dela mesma. O grupo Boko Haram já tentou diversas vezes tomar Biu, situada a 180 km da capital do estado de Borno, Maiduguri, mas o grupo armado foi derrotado todas as vezes pelo exército e pelas milícias de auto-defesa.