Mundo

Centro de acolhida a imigrantes em Lampedusa está lotado

No total, pelo menos 3.800 migrantes resgatados no Mediterrâneo desde a sexta-feira chegaram á Itália

Agência France-Presse
postado em 17/02/2015 20:31
O centro de acolhida de imigrantes da ilha italiana de Lampedusa abrigava na manhã desta terça-feira mais de 1.200 pessoas, que desembarcaram nos últimos dias, o triplo de sua capacidade, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur). No total, pelo menos 3.800 migrantes resgatados no Mediterrâneo desde a sexta-feira chegaram á Itália, essencialmente a Lampedusa e Sicília, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

[SAIBAMAIS]A situação era particularmente tensa nesta terça-feira em Lampedusa, ainda sob o impacto da operação de resgate, na qual 29 imigrantes morreram de frio e mais de 300 desapareceram no mar na semana passada. O centro de acolhida, que só fica aberto em casos de urgência, abrigava nesta terça 200 mulheres e uma centena de crianças de um total de 1.200 pessoas, que tinham encontrado refúgio no local.

Leia mais notícias em Mundo

O ministério italiano do Interior registrou alta de 40% nas chegadas em janeiro com relação ao mesmo mês do ano passado. As 3.800 chegadas dos últimos dias já superam amplamente o total de fevereiro de 2014. Joel Millman, porta-voz da OIM em Genebra, expressou sua preocupação, ao ver que a "temporada de tráficos" humanos começa tão cedo e de forma tão intensa.

Uma das razões é que "a situação foge a qualquer controle na Líbia", deduziu. Adrian Edwards, porta-voz do Acnur lembrou que este tráfico é muito rentável, pois os imigrantes que chegaram nos últimos dias afirmaram ter pago entre 500 e 1.000 dólares pela travessia. "Com uma centena de pessoas por embarcação, chegamos a quantias de 50.000 a 100.000 dólares", explica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação