Mundo

O que o enredo da Beija-Flor não mostrou no desfile campeão do carnaval

Desigualdade, crimes financeiros, ditadura, mortes suspeitas, censura; entenda

Luisa Ikemoto
postado em 18/02/2015 22:50

Crianças brincam em poça formada por água da chuva em bairro da classe média em Malabo

Desigualdade, crimes financeiros, ditadura, mortes suspeitas, censura. Em vez disso, a Beija-Flor venceu a disputa na Marquês de Sapucaí com a colonização europeia da Guiné Equatorial, a natureza e a cultura do país africano. No jogo de luz e sombra da narrativa do samba enredo, a escola "escolheu" não mostrar a parte tenebrosa do regime político que escandaliza defensores de direitos humanos em todo o mundo. A polêmica ganhou corpo com as informações de que a agremiação teria recebido R$ 10 milhões do governo guiné-equatoriano para homenagear o país ; um dos maiores produtores de petróleo do continente africano.

[FOTO391857]

Durante o desfile que comemorou os 40 anos da Beija-Flor, a alma africana foi exaltada com o samba "Um griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a Trilha de Nossa Felicidade.". O desfile na Marquês de Sapucaí contou a história do país, mas o que ficou de fora do enredo?

Presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, durante sessão da ONU

O país, com cerca de 700 mil habitantes, é governado há 35 anos pelo ditador Teodoro Obiang Nguema, que assumiu o governo com um golpe de Estado em 1979. A Forbes já apontou o líder como um dos cinco piores do continente africano. Ele assumiu o trono após desbancar e executar o tio Francisco Macías Nguema.

Favela situada na capital da Guiné Equatorial

A Guiné Equatorial tem níveis baixos de desenvolvimento humano, embora seja um dos países com o maior PIB per capita do mundo. Cerca de 20% das crianças morrem antes de chegar aos cinco anos.

Enquanto isso, o filho do ditador e vice-presidente Teodorin Nguema Obiang Mangue esbanja milhões de dólares para sustentar uma vida de luxo. Ele enfrenta processos por crimes financeiros. Inclusive, em 2012, a França emitiu contra ele um mandado de prisão por desvio de dinheiro público, abuso de bens sociais, abuso de poder e envolvimento em uma rede de lavagem internacional de dinheiro. A fortuna estimada do primogênito é de US$ 850 milhões.

Filho do ditador Teodoro Obiang Nguema

A expectativa de vida no país, segundo pesquisa de 2009, era de 50 a 54 anos. A ONG Transparency, especializada em averiguar o nível de corrupção dos governos, critica a transparência do regime, já que o país . No ranking mundial de liberdade de expressão da mídia, o país aparece em 167; lugar, entre 180 países. Essa lista é da organização Repórteres sem fronteiras.

Como se isso não fosse suficiente, : em 2014, apenas duas semanas antes do país suspender temporariamente a pena de morte, nove pessoas teriam sido executadas de forma suspeita. Quatro condenados por homicídio entre 2003 e 2013 foram mortos por um pelotão de execução.

Famílias e advogados alegam que não foram informados das execuções, e os próprios presos foram avisados apenas 30 minutos antes do fuzilamento. Ainda há denúncias sobre cinco pessoas que estavam no corredor da morte que teriam sido executadas em segredo, e os corpos não foram devolvidos às famílias. A abolição da pena de morte foi necessária para assegurar a entrada do país na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


[FOTO391929]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação