Mundo

Multidão recebe diretor de rádio oposicionista libertado no Burundi

A detenção do diretor da RPA provocou protestos da oposição, da comunidade internacional e dos organismos de defesa dos direitos humanos

Agência France-Presse
postado em 19/02/2015 08:04
Bujumbura - Dezenas de milhares de pessoas receberam nesta quinta-feira (19/0na saída da prisão em Bujumbura, a capital do Burundi, Rob Rugurika, diretor da popular rádio privada RPA, ligada à oposição.

Rugurika havia sido indiciado por cumplicidade no assassinato de três religiosas italianas.

A detenção do diretor da RPA provocou protestos da oposição, da sociedade civil, da comunidade internacional e dos organismos de defesa dos direitos humanos.

A justiça acusou o jornalista de ter divulgado a confissão de um homem que alegava ser um dos assassinos de três religiosas italianas mortas em setembro do ano passado em Kamenge (ao norte de Bujumbura). O homem denunciou o envolvimento do serviço secreto do país, mas sem explicar a possível motivação.

Esta versão era contrária a da justiça do Burundi, que determinou a prisão de um jovem no bairro de Kamenge pouco depois dos crimes.



O jovem, considerado "desequilibrado", foi acusado pelos três assassinatos e detido.

A oposição suspeita que o presidente Pierre Nkurunziza aspira um terceiro mandato, que seria inconstitucional, nas eleições legislativas de maio e junho e o acusa de restringir o espaço político e amordaçar a imprensa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação