Jornal Correio Braziliense

Mundo

Putin, Poroshenko, Hollande e Merkel denunciam ruptura na trégua na Ucrânia

Representantes da OSCE se reunirão para aplicar rapidamente as medidas decididas nos acordos de Minsk de 12 de fevereiro

Paris - As rupturas de cessar-fogo constatadas nos últimos dias na Ucrânia foram denunciadas em uma conversa telefônica mantida nesta quinta-feira (19/2) pelos presidentes francês François Hollande, russo Vladimir Putin e ucraniano Petro Poroshenko e a chanceler alemã Angela Merkel, anunciou a presidência francesa.

"As rupturas constatadas nos últimos disa foram denunciadas. As consequências dos fatos em Debaltsev sobre a aplicação dos acordos de Minsk foram examinadas", indicou um comunicado da presidência francesa.



O texto se refere à tomada pelos rebeldes da cidade de Debaltsev, que o exército ucraniano teve de abandonar na quarta-feira (18/2). Essa ofensiva foi realizada, apesar do cessar-fogo instaurado desde domingo em aplicação dos acordos de Minsk.

Segundo o comunicado, os representantes da OSCE se reunirão na zona com as partes para aplicar rapidamente as medidas decididas nos acordos de Minsk de 12 de fevereiro, e os ministros das Relações Exteriores dos quatro países conversarão para definir as modalidades do mecanismo de supervisão previsto pelo acordo.