Mundo

Curdos e rebeldes avançam em território reduto do Estado Islâmico

Grupos estão a 25 km de Tall Abyad, localidade majoritariamente curda na fronteira com a Turquia, um dos principais alvos desta campanha

Agência France-Presse
postado em 19/02/2015 15:19
Beirute - As forças curdas e rebeldes na Síria, apoiadas pelos ataques da coalizão internacional contra o grupo Estado Islâmico (EI), avançavam nesta quinta-feira na província de Raqa, principal reduto do grupo extremista, informou uma ONG.

"As YPG (Unidades de Proteção do Povo Curdo) e os combatentes rebeldes recuperaram 19 aldeias no interior da província de Raqa", no norte da Síria, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

[SAIBAMAIS]

"A coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos tem tido um papel fundamental neste processo, pois bombardeia todas as posições do EI, obrigando seus combatentes a se retirar", indicou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do OSDH.

Curdos e rebeldes estão agora a 25 km de Tall Abyad, localidade majoritariamente curda na fronteira com a Turquia, um dos principais alvos desta campanha.


Tall Abyad é estratégica, pois é a principal passagem de fronteira através da qual os jihadistas passam da Turquia para a Síria.

As forças curdas e rebeldes lançaram esta ofensiva graças à sua vitória em Kobane, cidade curda na fronteira com a Turquia, de onde expulsaram os jihadistas em 26 de janeiro após cerca de quatro meses de combates.Kobane está localizada na província de Aleppo, contígua à de Raqa.

Desde então, essas forças conseguiram recapturar 242 aldeias ao redor de Kobane, incluindo as 19 aldeias na província de Raqa, segundo o OSDH.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação