Mundo

UE dará mais ajuda para Itália enfrentar a chegada de imigrantes

A UE dará 13,7 milhões de euros à Itália, porta de entrada da maioria dos imigrantes que chegam à Europa

Agência France-Presse
postado em 19/02/2015 15:54
A União Europeia anunciou nesta quinta-feira que aumentará a sua ajuda para a Itália, para que o país enfrente a chegada em massa de imigrantes.

"A Itália não está sozinha. A Europa está do seu lado", disse o comissário de Relações Interiores, Dimitris Avramopoulos, durante uma coletiva de imprensa em Bruxelas.

A UE dará 13,7 milhões de euros à Itália, porta de entrada da maioria dos imigrantes que chegam à Europa.

"Não podemos substituir a Itália na gestão de suas fronteiras exteriores, mas podemos ajudar. Ampliaremos, portanto, a operação Triton e aumentaremos seus recursos caso a Itália precise", garantiu o comissário.



Bruxelas lançou em novembro de 2014 a operação Triton, coordenada pela Frontex, a agência europeia de vigilância das fronteiras, para ajudar a Itália a controlar suas fronteiras marítimas e salvar as embarcações de imigrantes à deriva.

Mais de 5.600 pessoas foram resgatadas desde 1; de janeiro e, pela primeira vez, "a guarda costeira italiana recebeu ameaças de criminosos armados sem qualquer limite", declarou Avramopoulos.

Roma afirmou que 170.000 migrantes chegaram ao seu litoral em 2014, e 3.200 morreram no mar enquanto tentavam chegar à Europa, segundo a Organização Internacional para as Migrações.

A situação piorou nos últimos meses e obrigou a UE a reagir. Cerca de 21 países comunitários apoiam o programa Triton, mas outros, como o Reino Unido, garantem que se trata de um estímulo para que mais migrantes cruzem o Mediterrâneo.

Em outubro, a Itália encerrou o Mare Nostrum, sua própria operação de vigilância e salvamento, lamentando ter gastado 114 milhões de euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação