Mundo

Missionário americano é detido na Colômbia por suposta ligação com as Farc

O Ministério Público abriu uma investigação contra Stendal após informações da polícia, com base em escutas telefônicas e vigilância

Agência France-Presse
postado em 19/02/2015 16:19
Um missionário dos Estados Unidos foi detido na Colômbia por supostas ligações com a guerrilha comunista das Farc, indicaram à AFP fontes policiais e da justiça.

Russell Martin Stendal, um cidadão americano radicado há anos na Colômbia, foi preso na quarta-feira em Bogotá no momento em que se apresentava com seu advogado à polícia após a emissão de um mandado de prisão.

O Ministério Público abriu uma investigação contra Stendal após informações da polícia, com base em escutas telefônicas e vigilância, indicando que o missionário colaborava logisticamente com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).



"Aparentemente, ele colaborou na criação de emissoras de rádio clandestinas e nos cuidados de combatentes feridos ou doentes", disse uma fonte do MP.

"Um promotor de Cundinamarca relatará ainda esta tarde as acusações de rebelião" que pesam contra ele, acrescentou.

O advogado de Stendal, Eder Castro, confirmou a prisão ao jornal El Tiempo e disse que seu cliente se dedica "a distribuir Bíblias e pregar a palavra de Deus a todos e que tem viajado para áreas sensíveis do país evangelizando".

As Farc, o maior grupo guerrilheiro da Colômbia, e o governo colombiano negociam desde novembro de 2012 um processo de paz em Cuba para acabar com cinco décadas de conflito armado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação