Mundo

Hospital de Los Angeles está em alerta após surto de superbactéria

O Sistema de Saúde Ronald Reagan UCLA informou que pelo menos sete de seus pacientes foram infectados por enterobactérias resistentes ao carbapenemos

Agência France-Presse
postado em 19/02/2015 20:25
Um hospital de Los Angeles anunciou nesta quinta-feira que pode ter infectado involuntariamente quase 180 pessoas com uma superbactéria resistente a tratamentos, relacionada à morte de dois pacientes.

O Sistema de Saúde Ronald Reagan UCLA informou que pelo menos sete de seus pacientes foram infectados por enterobactérias resistentes ao carbapenemos (CRE), um tipo de bactéria aparentemente transmitida a eles no hospital por meio de instrumentos cirúrgicos contaminados.

A bactéria "pode ter sido um fator que contribuiu para a morte dos dois pacientes", informou o hospital em um comunicado.

Inicialmente disseram que estavam tentando identificar 100 pacientes possivelmente em risco, mas uma atualização desta quinta-feira aumentou para 179 o número de infectados.

Funcionários do hospital disseram que eles estavam disponibilizando kits para testes domésticos para determinar se os pacientes em risco foram infectados pela superbactéria.

Em um comunicado, o hospital informou que uma investigação interna descobriu que a bactéria foi aparentemente transmitida por meio de instrumentos médicos utilizados em procedimentos de endoscopia para diagnosticar e tratar doenças do pâncreas e da vesícula biliar.

Os procedimentos - realizados entre outubro de 2014 e janeiro deste ano - aparentemente transmitiram a bactéria aos pacientes mesmo que o UCLA tenha "esterilizado os instrumentos de acordo com as normas estipuladas pelo fabricante", informou o comunicado do hospital.

"Os dois instrumentos envolvidos na infecção foram imediatamente removidos e o UCLA está utilizando um processo de descontaminação que vai além das normas nacionais e do fabricante", informou o comunicado.

O hospital completou: "ambos os hospitais, Los Angeles County Department of Health e o California Department of Public Health, foram notificados imediatamente quando a bactéria foi detectada.

A bactéria CRE é resistente a tratamentos com a maioria dos antibióticos comuns, e é particularmente perigosa nos hospitais, onde os pacientes podem estar com o sistema imunológico comprometido ou se recuperando de cirurgias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação