Agência France-Presse
postado em 23/02/2015 12:57
Bruxelas - As principais agências da ONU estão prontas para entrar Aleppo (Síria) assim que uma trégua for decretada, indicou nesta segunda-feira em Bruxelas o diretor-geral do Programa Mundial de Alimentos (PMS), Ertharin Cousin."Entraremos na cidade no mesmo dia em que o cessar-fogo for colocado em prática", disse em uma coletiva de imprensa.[SAIBAMAIS]
"Nós trocamos informações durante o fim de semana com a UNICEF, a Organização Mundial de Saúde, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários, bem como com os meus colegas regionais do PAM. Teremos uma caravana de todas as agências, com os nossos parceiros do Crescente Vermelho Sírio, para entrar o mais rápido possível", acrescentou.
O regime sírio prometeu na semana passada ao enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, respeitar um cessar-fogo de seis semanas nesta cidade no nordeste do país, dividida desde julho de 2012 entre setores leias a Damasco e outros rebeldes.
A suspensão dos tiros e ataques aéreos começará "em data a ser anunciada por Damasco", indicou de Mistura em 18 de fevereiro, acrescentando que viajaria "quando possível" a Damasco e Aleppo para discutir detalhes da trégua.
A ONU espera estender esta eventual trégua local para outras áreas e, assim, incentivar uma solução política para o conflito, que deixou mais de 210 mil mortos em quatro anos.