Agência France-Presse
postado em 23/02/2015 21:48
A norte-americana Diana Nyad, que nadou de Havana até a Flórida, anunciou uma nova missão: vai percorrer a pé os Estados Unidos, com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos da obesidade. Nyad, junto a sua amiga Bonnie Stoll, "preparam seu novo sonho extremo. No verão de 2016, vão cruzar os Estados Unidos a pé", informou a página oficial da nadadora, que no passado realizou façanhas por diversas causas ou com fins benéficos.
As duas mulheres têm o plano de percorrer os Estados Unidos do Pacífico até o Atlântico e tentarão convencer as pessoas para que se juntem a elas.
O objetivo é que os "Estados Unidos se torne uma nação de pedestres. Que caminhemos após o jantar, até o trabalho, para sair para comer. E que o impactante número de crianças com diabetes, adultos com doenças cardíacas e pessoas com obesidade caia enquanto caminhamos", diz o site da atleta. Os detalhes do percurso serão informados futuramente.
Nyad, de 65 anos, se tornou em setembro de 2013 a primeira pessoa a cruzar a nado os 150 km entre Cuba e Flórida (sudeste dos EUA) sem uma jaula protetora contra tubarões.
Atualmente, apresenta em Cayo Hueso (extremo sul da Flórida) uma peça de teatro autobiográfica que recria a travessia, que não foi poupada de momentos difíceis, como ela mesma relatou.
Mais de um terço dos adultos norte-americanos (78,6 milhões de pessoas) são obesos, segundo dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), que estima em dezenas de milhares de milhões de dólares os gastos médicos anuais associados a este problema de saúde.