Mundo

Comandante da Otan diz que Rússia pode agora mirar na Moldávia

Oficial acredita que o país pode virar alvo dos russos por medo de aproximação com o Ocidente

Agência France-Presse
postado em 25/02/2015 19:19
A Rússia poderá agora mirar na Moldávia para evitar que a república "se incline para o Ocidente", depois do conflito com a Ucrânia, alertou nesta quarta-feira (25/02) um alto comandante da Otan. Discursando a legisladores americanos durante uma audiência no Congresso, o general Philip Breedlove afirmou que a Moldávia pode se tornar um alvo para Moscou.

Leia mais notícias em Mundo

"O que deveríamos fazer é observar primeiro onde virmos uma forte campanha de informação surgindo, e isto está acontecendo na Moldávia e em outros lugares", afirmou, em resposta a uma pergunta sobre em qual país a Rússia deve mirar depois da Ucrânia. "Tropas russas na Transnístria estão lá para impedir que a Moldávia se incline para o Ocidente", declarou Breedlove ao Comitê de Serviços Armados da Câmara de Representantes, referindo-se ao Estado separatista, localizado entre a Moldávia e a Ucrânia.

O comandante também disse que os conflitos entre a Rússia e os rebeldes separatistas na Ucrânia podem continuar. "Não penso que nenhum de nós possa estar certo de que Putin alcançou seus objetivos dentro da Ucrânia", afirmou.

A República da Moldávia, que fica entre a Ucrânia e a Romênia, tem uma população de 3,5 milhões de pessoas. Os partidos pró-europeus venceram os adversários pró-russos nas últimas eleições.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação