Mundo

Juiz argentino rejeita denúncia contra Kirchner por inexistência de delito

Quatro dias antes de morrer com um tiro na cabeça em seu apartamento, Nisman acusou Kirchner, seu chanceler Héctor Timerman e pessoas próximas ao governo de ter acobertado os acusados iranianos pelo atentado à AMIA

Agência France-Presse
postado em 26/02/2015 16:12
O juiz argentino Daniel Rafecas rejeitou a denúncia apresentada pelo falecido promotor Alberto Nisman contra a presidente Cristina Kirchner por supostamente acobertar ex-governantes iranianos suspeitos de envolvimento em um atentado antissemita em 1994, segundo uma fonte judicial.

"Resolvi rejeitar a denúncia por inexistência de delito", afirmou na sentença de 63 páginas do juiz ao rejeitar a acusação contra a presidente apresentada pelo promotor Gerardo Pollicita, a partir da denúncia de Nisman.

[SAIBAMAIS]Quatro dias antes de morrer com um tiro na cabeça em seu apartamento, Nisman acusou Kirchner, seu chanceler Héctor Timerman e pessoas próximas ao governo de ter acobertado os acusados iranianos pelo atentado à AMIA.

A morte de Nisman ocorreu um dia antes de ele explicar sua denúncia a uma comissão do Congresso argertino.

"Para Rafecas, as provas acompanhadas até o momento da apresentação da denúncia inibem o início de um processo penal", informou a resolução do Centro de informação Judicial, dependente do Supremo Tribunal argentino.

O ex-presidente iraniano Ali Rafsanjani é um dos suspeitos pelo ataque à Associação Mutual Israelense Argentina (AMIA), que deixou 85 mortos e 300 feridos.

O juiz enfatizou que não são dadas as mínimas condições para iniciar uma investigação penal a partir do apresentado por Pollicita.

Após analisar "todas as provas ficou claro que nenhuma das duas hipóteses de delito sustentada pelo promotor Pollicita em seu requerimento, sustentam minimamente, a primeira (;Comissão da Verdade;), porque o suposto delito nunca foi cometido".

A respeito dos supostos pedidos do governo para evitar as ordens de captura da Interpol contra os suspeitos iranianos, Rafecas informou que "as provas reunidas, longe de sustentarem a versão da promotoria, a desmente de um modo preciso, levando também à mesma conclusão da inexistência de um delito".

A denúncia Nisman-Pollicita acusou Kirchner de pedir à Interpol que suspendesse os pedidos de captura contra os iranianos, mas o ex-secretário geral do organismo policial Ronald Noble a desmentiu.

Nisman escreveu que Kirchner queria conseguir petróleo do Irã em troca de encobrir os iranianos, embora o cru que Teerã exporta não seja compatível com o processado na Argentina.

Um juiz respeitado

A morte de Nisman e a acusação à presidente agitaram o clima político a oito meses das eleições presidenciais.

O caso dividiu o país entre quem pensa que Nisman foi uma vítima do governo e os que denunciam um complô internacional para Kirchner ser desacreditada, promovido por poderosos ex-agentes dos serviços de inteligência retirados de seus postos no 17 de dezembro passado.

"É um juiz respeitado, adequado, de solidez profissional", avaliou Luis María Cabral, ex-presidente da Associação de Juízes, ao tomar conhecimento de sua nomeação, em janeiro passado, em meio à comoção nacional despertada pela morte de Nisman em circunstâncias que ainda são investigadas pela promotoria.

Rafecas julgou militares da ditadura (1976-83) por delitos de crime à humanidade e foi premiado por seus estudos sobre o Holocausto cometido pelos nazistas, com os prêmios de Direitos Humanos da Fundação B;nai B;rith; Moisés 2011, da Sociedade Hebraica Argentina, e Gilbert Lewi, da Fundação Museu do Holocausto em Buenos Aires.

A sentença desta quinta-feira do juiz sustentou que a documentação que acompanha a denúncia "inibe o início de um processo penal porque deixam destituído de qualquer sustentação o fato descrito como uma suposta manobra de ;acobertamento;", destinada a deixar impunes os acusados iranianos.

"Todas as supostas negociações de que a denúncia corresponde a pessoas que não integram organismos públicos, refletidas nas escutas telefônicas fornecidas, ficam, no melhor dos casos, confinadas à ante-sala de hipóteses criminais", escreveu o juiz.

As escutas fornecidas por Nisman e suportadas por Pollicita são conversações entre um líder local kirchnerista e um cidadão argentino sem hierarquia nem relevância vinculado à comunidade muçulmana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação