Mundo

Amal Clooney critica Canadá sobre jornalista da Al-Jazeera preso no Egito

A advogada mencionou uma declaração da secretária canadense de assuntos consulares, Lynne Yelich, que em 12 de fevereiro elogiou o anúncio de liberdade condicional de Fahmy

Agência France-Presse
postado em 27/02/2015 08:20
Montreal - A advogada Amal Clooney, representante do jornalista canadense da Al-Jazeera Mohamed Fahmy, em liberdade condicional no Egito à espera de um novo julgamento, pediu ao primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, uma ação ante as autoridades egípcias para obter a repatriação de seu cliente ao Canadá.

Advogada Amal Clooney, casada com o ator americano George ClooneyAmal Clooney, casada com o ator americano George Clooney, expressou em um comunicado sua frustração com as "lamúrias acanhadas" da diplomacia canadense sobre o tema e sua incapacidade para acabar com o calvário de Fahmy.

A advogada mencionou uma declaração da secretária canadense de assuntos consulares, Lynne Yelich, que em 12 de fevereiro elogiou o anúncio de liberdade condicional de Fahmy, que passou mais de 400 dias detido, mas chamou de "inaceitável" que tenha que enfrentar um novo julgamento.

"Estas lamúrias acanhadas são totalmente inadequadas quando se trata de obter a aplicação de um acordo alcançado com um Estado soberano para a libertação de um cidadão", afirmou a advogada e ativista dos direitos humanos.

Clooney recordou que o cliente foi obrigado a renunciar à cidadania egípcia com o objetivo, pensou ele, de ser beneficiado por uma nova lei que permite a expulsão sine die dos estrangeiros acusados, o que aconteceu com o jornalista australiano da Al-Jazeera Peter Greste.

"O governo canadense também recebeu garantias do governo egípcio de que a saída (para o Canadá) era iminente", argumentou. Os dois jornalistas foram detidos ao lado do colega egípcio Mohamed Baher em dezembro de 2013, acusados de apoiar a Irmandade Muçulmana.

Em um primeiro julgamento em junho, Fahmy e Greste foram condenados a sete anos de prisão e Mohamed a 10 anos. Mas sentenças foram anuladas em janeiro por um tribunal de apelações, que ordenou um novo julgamento para 8 de março.



"Não existe nenhum obstáculo jurídico para sua transferência imediata ao Canadá. O primeiro-ministro canadense ignorou até o momento os apelos da sociedade canadense e de políticos para pegar o telefone e intervir pessoalmente no caso", lamentou Amal Clooney. A advogada aguarda um visto para viajar ao Egito, onde pretende obter uma "resolução rápida e completa do caso".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação