Mundo

Palestinos e soldados israelenses se enfrentam durante protesto em Hebron

Hebron é a cidade mais importante da Cisjordânia, onde vivem 700 colonos em meio a 200.000 palestinos, sob a proteção das forças de segurança israelenses

Agência France-Presse
postado em 27/02/2015 13:08
Hebrom - Palestinos e soldados israelenses se enfrentaram nesta sexta-feira em Hebron (Cisjordânia) durante um protesto contra a ocupação israelense e o fechamento de uma parte do centro reservado aos colonos.

Centenas de palestinos desfilaram depois da oração muçulmana de sexta-feira, como a cada ano nesta época, para reclamar a reabertura da rua Al Shuhada (mártires em árabe), que no passado era uma das principais ruas comerciais da região e que foi fechada pelos israelenses.



A manifestação rapidamente provocou confrontos entre parte dos manifestantes, que atiraram pedras e pequenas bombas, e os soldados israelenses, que responderam com balas de borracha, gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral.

Hebron é a cidade mais importante da Cisjordânia, onde vivem 700 colonos em meio a 200.000 palestinos, sob a proteção das forças de segurança israelenses. Parte do centro histórico, ao longo da rua Al Shuhada, é um gueto dos colonos, protegidos por muros e alambrados.

A manifestação recorda o massacre de 25 de fevereiro de 1994, quando um extremista judeu matou 29 fiéis muçulmanos que rezavam no Túmulo dos Patriarcas (a mesquita de Ibrahim para os muçulmanos).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação