Mundo

Vice-presidente americano cancela viagem para posse de Tabaré Vásquez

Biden deveria chefiar a delegação americana na cerimônia de posse do novo presidente do Uruguai, mas decidiu seguir o conselho de seus médicos e cancelar essa parte do giro programado

Agência France-Presse
postado em 27/02/2015 15:48
Washington, Estados Unidos - O vice-presidente americano, Joe Biden, cancelou por razões de saúde a sua viagem ao Uruguai para a posse presidencial de Tabaré Vásquez, mas manteve em sua agenda uma visita a Guatemala, anunciou nesta sexta-feira a Casa Branca.

Biden deveria chefiar a delegação americana na cerimônia de posse do novo presidente do Uruguai, mas decidiu seguir o conselho de seus médicos e cancelar essa parte do giro programado.

"O vice-presidente continua a combater a gripe e não viajará ao Uruguai", informou à AFP um funcionário do gabinete de Biden.

Vazquez, presidente eleito em 30 de novembro, irá substituir Jose Mujica, com quem o governo dos Estados Unidos alcançou acordos para receber em seu território vários detentos da prisão americana de Guantánamo.

Na Guatemala, Biden pretende se reunir com os presidentes da Guatemala, Honduras e El Salvador para discutir a implementação do plano Aliança para a Prosperidade, um ambicioso projeto de cooperação entre os Estados Estados e os três países da América Central.

Também se espera a presença do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, nestas conversações.

De acordo com a Casa Branca, Biden "viajará diretamente para a Guatemala, onde manterá reuniões na segunda-feira e terça-feira".

Em janeiro, ele anunciou que o presidente Barack Obama injetaria 1 bilhão de dólares em ajuda para a Guatemala, El Salvador e Honduras, nos próximos anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação