Mundo

Pentágono reverte decisão de anunciar juízes para Guantánamo

O estabelecimento permanente de juízes em Guantánamo despertava dúvidas sobre a independência dessa instância jurídica

postado em 27/02/2015 20:34
O Pentágono voltou atrás na promessa de instalar juízes em Guantánamo, retificando a decisão tomada há algumas semanas para tentar acelerar os procedimentos de seus tribunais de exceção.

O secretário adjunto da Defesa dos EUA, Bob Work, "anulou a decisão" de estabelecer juízes na instalação militar americano encravada em território cubano, disse nesta sexta o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby.

O estabelecimento permanente de juízes em Guantánamo despertava dúvidas sobre a independência dessa instância jurídica.

"Os tribunais de instrução militares estão minados pelas intrusões do FBI [a Polícia Federal americana], pela CIA [a Agência Central de Inteligência] e, agora, pela dos funcionários de alto escalão do Pentágono", denunciou o advogado James Connell esta semana.

Na quarta-feira, um dos juízes dos tribunais de exceção, o coronel James Pohl, decretou a "suspensão" das audiências preparatórias do processo contra os acusados dos atentados do 11 de Setembro, enquanto a decisão sobre a instalação dos juízes era analisada.

Os tribunais militares de exceção em Guantánamo foram criticados pela lentidão de suas audiências e de seus procedimentos e por seu custo astronômico, na base de US$ 7,6 mil por minuto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação