Agência France-Presse
postado em 28/02/2015 12:45
Washington, Estados Unidos - Um tribunal americano rejeitou um novo pedido dos advogados de Dzhokhar Tsarnaev, suposto autor do atentado de Boston de 2013, para transferir o processo a outro estado, marcado para esta cidade do nordeste dos Estados Unidos.Os advogados de Tsarnaev, jovem muçulmano de origem chechena que chegou muito jovem aos Estados Unidos, já haviam pedido em vão em três oportunidades que o julgamento fosse realizado fora de Boston, argumentando que o acusado não seria julgado de maneira imparcial em uma cidade profundamente marcada pelos ataques.
O painel de três juízes rejeitou o novo pedido na sexta-feira, por uma decisão de 2 contra 1, argumentando que o acusado "não havia cumprido os critérios bem estabelecidos para tal disposição". Os dois juízes que rejeitaram a proposta consideram que, de qualquer forma, "todo julgamento emblemático é alvo de um interesse midiático forte".
Leia mais notícias em Mundo
No entanto, o terceiro juiz estimou que "era absurdo pensar que Tsarnaev teria um julgamento justo e imparcial" em Boston "devido ao impacto dos atentados e à cobertura midiática que tomou conta da cidade".
Os atentados em Boston, os mais graves nos Estados Unidos desde os de 11 de setembro, deixaram três mortos e 264 feridos no dia 15 de abril de 2013, quando duas bombas explodiram perto da linha de chegada da famosa maratona.
Segundo a acusação, foram lançados por Dzhokhar Tsarnaev e por seu irmão mais velho, Tamerlán, que morreu durante um confronto com a polícia quatro dias após os atentados. A seleção dos 12 jurados e seis suplentes que decidirão o destino de Tsarnaev, de 21 anos, que pode ser condenado à morte, levou quase dois meses.