Mundo

Grupo alemão antimuçulmano faz primeira manifestação no Reino Unido

Pegida, acrônimo em alemão para Patriotas Europeus Contra a Islamização do Ocidente, já reuniu 25.000 manifestantes em janeiro na cidade alemã de Dresden

Agência France-Presse
postado em 28/02/2015 13:24
Newcastle, Reino Unido - O movimento antimuçulmano alemão Pegida esperava reunir neste sábado mais de 800 pessoas em Newcastle (nordeste), na primeira manifestação do grupo no Reino Unido - segundo a página dos organizadores no Facebook.

A manifestação ocorre a dois meses das eleições legislativas no país. "Queremos lembrar a todos que essa manifestação vai ser pacífica, pessoas de todos os horizontes participarão e se unirão contra o Islã extremista, e nada mais", diz uma postagem na página do Pegida UK.

Leia mais notícias em Mundo

Pegida, acrônimo em alemão para Patriotas Europeus Contra a Islamização do Ocidente, já reuniu 25.000 manifestantes em janeiro na cidade alemã de Dresden - berço do grupo. "Todos temos um objetivo principal, que é proteger nossos valores britânicos e nossa cultura", garantem os organizadores.

"Trata-se de integração. Não estamos aqui contra o Islã. Não estamos aqui para dividir as comunidades", declarou à BBC a porta-voz do movimento Pegida no Reino Unido, Marion Rogers.

Ao mesmo tempo está prevista uma manifestação contrária, da qual participará o deputado de extrema esquerda George Galloway. Conta ainda com o apoio do ator Russell Brand.

"É absolutamente extraordinário que uma organização alemã se estabeleça no Reino Unido, como se não nos faltassem aqui organizações de tarados de direita", declarou o deputado. "É preciso fazer oposição a eles, estejam onde estiverem", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação