Mundo

Júri é aprovado na véspera de julgamento por atentados à maratona de Boston

A formação do júri ocorre na véspera do início de apresentação das provas

Agência France-Presse
postado em 03/03/2015 17:48
Encerrou-se nesta terça-feira o processo de dois meses para escolher o corpo de jurados que atuará durante o julgamento de Dzhokhar Tsarnaev, suspeito pelos atentados à bomba em Boston (EUA). A formação do júri ocorre na véspera do início de apresentação das provas.

Tsarnaev, aos 21 anos, pode ser condenado à morte, se condenado pelos atentados de 15 de abril de 2013, realizados no percurso da Maratona de Boston, perto da linha de chegada. As explosões deixaram três pessoas mortas e 264 feridas, na cidade localizada no nordeste dos Estados Unidos.

De início, o juiz do caso George O;Toole tinha o objetivo de sortear 12 jurados, além de seis substitutos.

[SAIBAMAIS]Porém, o processo de seleção foi interrompido por dois meses, depois que fortes tempestades de inverno forçaram o fechamento da corte. A interrupção também se deveu aos advogados de defesa de Tsarnaev, que tentaram tirar o caso de Boston, pois havia o temor de que o acusado não receberia um julgamento justo.

Segundo estimativas, mais de 1.300 pessoas se apresentaram para ocupar uma das vagas disponíveis no júri, até o corpo de jurados ser aprovado nesta terça.

O julgamento de Tsarnaev é dos processos judiciais mais aguardados na história dos EUA, desde que Timothy McVeigh foi preso por realizar outro atentado à bomba, na cidade de Oklahoma, quando foram mortas 168 pessoas no ano de 1995.

Tsarnaev pleiteia o reconhecimento de que não é culpado pelas 30 acusações imputadas no processo, incluindo envolvimento em uma conspiração para obtenção de arma de destruição em massa.

Ele e Tamerlan, seu irmão mais velho, ambos de ascendência chechena, são acusados de carregarem sozinhos os explosivos, sem contar com o apoio de qualquer grupo armado. Tamerlan foi morto em um tiroteio com a polícia, quatro dias após o ataque.

A expectativa é que o julgamento dure entre três e quatro meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação