Mundo

Boko Haram divulga vídeo de execução de prisioneiros

De acordo com o grupo extremista, os dois homens eram espiões. Eles foram decapitados.

postado em 03/03/2015 17:59

Imagem do vídeo divulgado pelo grupo fundamentalista Boko Haram.

O grupo fundamentalista islâmico Boko Haram divulgou vídeo da decapitação de dois supostos espiões. Uma das vítimas, Dawoud Muhammad, é interrogado por um combatente e admite ter recebido dinheiro (o equivalente a US$ 25) para espionar o grupo. A outra vítima é Muhammad Awlu. O vídeo, publicado na segunda-feira (2/3), não mostra o momento exato da execução, apenas os corpos ; à la Estado Islâmico, organização jihadista que recorre a esse recurso com frequência.

Segundo o Site Intelligence, grupo que monitora o terrorismo, o vídeo foi postado no Twitter com o título ;Colheita de Espiões; (Harvest of Spies, em inglês). A organização ressalta as semelhanças narrativas do vídeo com o material de autoria do Estado Islâmico, entre elas os sons de fundo, como de coração batendo e respiração forte logo antes da execução.

Leia mais notícias em Mundo

No ano passado, as ações do Boko Haram mataram mais de 10 mil pessoas na Nigéria. O grupo, que inicialmente focava em se opor aos valores e à educação ocidental, mostra aproximação cada vez maior com os extremistas do Estado Islâmico. Em fevereiro, o Boko Haram assinalou, nas mídias sociais, que considera jurar lealdade ao Estado Islâmico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação