Mundo

Libertado diplomata iraniano sequestrado pela Al-Qaeda no Iêmen em 2013

No Iêmen, cenário de um conflito religioso, o Irã é acusado de ter contribuído para a tomada de poder em Sanaa pela milícia xiita dos huthis

Agência France-Presse
postado em 05/03/2015 07:26
Teerã, Irã - Um diplomata iraniano sequestrado no Iêmen em 2013 foi libertado e retornou nesta quinta-feira (5/3) para Teerã, anunciou a imprensa oficial do Irã. Nur-Ahmad Nikbajt foi sequestrado em 23 de julho de 2013 quando saía de sua residência em Sanaa por integrantes da Al-Qaeda. A televisão estatal exibiu imagens ao vivo do desembarque do diplomata no aeroporto de Mehrabad, em Teerã.



A libertação aconteceu três dias depois da libertação de um diplomata saudita que havia sido sequestrado pela Al-Qaeda no Iêmen em março de 2012. Nikbajt agradeceu aos esforços do serviço secreto iraniano e do ministério das Relações Exteriores. Ele foi levado por militantes da Al-Qaeda para uma região remota entre as províncias de Shabwa e Baida, segundo fontes iemenitas.

Em janeiro de 2014, outro diplomata iraniano, Ali Asghar Asadi, foi morto a tiros no bairro que abriga várias embaixadas em Sanaa. No Iêmen, cenário de um conflito religioso, o Irã é acusado de ter contribuído para a tomada de poder em Sanaa pela milícia xiita dos huthis, o que Teerã nega.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação