Mundo

Conselho de Segurança da ONU discutirá trégua no leste da Ucrânia

Os Estados Unidos e países europeus acusam a Rússia de armar os rebeldes e de propiciar o conflito, mas Moscou nega as acusações.

Agência France-Presse
postado em 05/03/2015 18:02
Nova York - O Conselho de Segurança da ONU se reunirá na sexta-feira para avaliar o cessar-fogo no leste da Ucrânia, informaram diplomatas nesta quinta-feira.
A entidade escutará um informe do subsecretário-geral da ONU, Jeffrey Feltman, o secretário-geral adjunto da ONU encarregado de direitos humanos, Ivan Simonovic, e o diretor de operações do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), John Ging.

[SAIBAMAIS]

As forças de segurança de Kiev e os insurgentes pró-russos do leste do país mantêm um cessar-fogo que entrou em vigor no dia 15 de fevereiro com a esperança de pôr fim a um conflito que deixou mais de 6.000 mortos, segundo a ONU.

Os acordos de paz conhecidos como "Minsk 2" foram assinados pelo governo ucraniano e os rebeldes em 12 de fevereiro, ao final das negociações mediadas pelo presidente francês François Hollande e da chanceler alemã Angela Merkel e com a participação do chefe de Estado russo, Vladimir Putin.



Essa nova reunião será realizada a pedido da Lituânia. Desde o início do conflito, há cerca de um ano, o Conselho se reuniu aproximadamente 30 vezes, a maioria delas sem qualquer resultado devido à oposição entre os países ocidentais e a Rússia, membro permanente do Conselho e com direito a veto. Os Estados Unidos e países europeus acusam a Rússia de armar os rebeldes e de propiciar o conflito, mas Moscou nega as acusações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação