Mundo

Para União Europeia, acordo sobre programa nuclear iraniano está próximo

A reunião entre europeus e iranianos acontece após uma série de encontros bilaterais entre o secretário de Estado americano, John Kerry, e o iraniano Jawad Zarif

Agência France-Presse
postado em 06/03/2015 07:36
Riga, Letônia - Um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear está "ao alcance da mão", afirmou nesta sexta-feira (6/3) em Riga a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

"Acredito que um bom acordo está ao alcance da mão, mas não existirá acordo se não for um bom acordo", disse Mogherini aos eurodeputados antes de uma reunião informal dos ministros das Relações Exteriores na Letônia. "Estamos no último trecho do caminho para alcançar um acordo que precisa de vontade política, mais do que negociações técnicas", completou.

Os diretores políticos das chancelarias do Irã e do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, China, Rússia, França, Grã-Bretanha e Alemanha) e da diplomacia europeia se reuniram na quinta-feira (5/3) na Suíça para "continuar os esforços diplomáticos em busca de uma solução" ao programa nuclear iraniano, informou a União Europeia (UE) em um comunicado.


A reunião, considerada construtiva e útil pela UE, aconteceu após uma série de encontros bilaterais entre o secretário de Estado americano, John Kerry, e seu colega iraniano Jawad Zarif, nas últimas semanas.

Irã e o grupo 5%2b1 devem concluir um acordo político até 31 de março e negociar os detalhes técnicos até 1; de julho. O pacto deve garantir o caráter pacífico e civil do programa nuclear iraniano em troca da suspensão das sanções internacionais contra Teerã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação