Mundo

Obama diz que racismo na polícia de Ferguson não é caso isolado

E-mails preconceituosos enviados pela força policial de Ferguson foram divulgados pelo Departamento de Justiça; polêmica começou em agosto, com a morte do adolescente Michael Brown.

Agência France-Presse
postado em 06/03/2015 15:24
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considerou que as condutas racistas pelas quais a polícia local de Ferguson, Missouri (centro do país), é acusada, não são comuns, mas podem ocorrer em outras partes dos Estados Unidos.

"Não acredito que seja típico do que ocorre no país, mas não é um incidente isolado", declarou Obama em uma entrevista à rádio Sirus XM.

Obama se pronunciou depois que o Departamento de Justiça descobriu uma série de e-mails racistas e evidências de múltiplas violações de direitos humanos em Ferguson, um subúrbio próximo a San Louis, onde um policial matou a tiros um adolescente negro desarmado no dia 9 de agosto de 2014.

A morte de Michael Brown desencadeou várias semanas de protestos em várias cidades contra o racismo e os abusos da polícia contra a comunidade negra, algumas das quais terminaram em confrontos.

"Existem circunstâncias nas quais a confiança entre as comunidades e a aplicação da lei se rompeu", comentou Obama.

"Indivíduos ou departamentos inteiros podem não ter o treinamento ou a responsabilidade para garantir que estão protegendo e servindo todas as pessoas, e não apenas algumas", acrescentou o presidente.

Leia mais notícias em Mundo

Embora o procurador-geral, Eric Holder, tenha considerado alarmante o relatório sobre o departamento de polícia de Ferguson, o governo determinou que não apresentará acusações contra o policial branco que matou Brown.

No entanto, a família do jovem anunciou que apresentará uma demanda civil contra o policial e o governo local de Ferguson.

A morte de Brown também reativou o debate nacional sobre as relações raciais e a aplicação da lei.

Obama convocou um grupo de trabalho que emitiu 60 recomendações à polícia para reconstruir a confiança com a comunidade.

As medidas incluem a introdução de investigações externas "em casos de abuso da força policial resultantes em morte, oficiais envolvidos em tiroteios que deixam feridos ou mortos, ou mortes em custódia".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação