Mundo

Presa na Espanha marroquina suspeita de fazer recrutamento para o EI

A Espanha desmantelou várias redes de recrutamento do EI em seu território, e o governo espanhol calcula que 100 espanhóis puderam se unir às fileiras do grupo

postado em 07/03/2015 16:56
Uma marroquina suspeita de fazer recrutamento para o grupo Estado Islâmico foi presa neste sábado no aeroporto de Barcelona ao chegar da Turquia, cujas autoridades a rejeitaram quando ela queria seguir para a Síria, anunciou o Ministério do Interior espanhol. "Samira Yerou foi detida na Turquia quando pretendia seguir para a Síria com o filho, menor de idade, para ingressar na organização terrorista DAESH", sigla em árabe do EI, diz o comunicado oficial.

[SAIBAMAIS]Enviada de volta para a Espanha, ela foi detida em virtude de uma ordem de prisão internacional emitida pela Justiça espanhola, sob a acusação de terrorismo. "A detida poderia estar realizando um papel importante de recrutamento e envio de simpatizantes femininas" do EI, grupo jihadista que se apoderou de zonas importantes da Síria e do Iraque, explicou o ministério.

Leia mais notícias em Mundo

A suspeita "deixou a cidade de Rubí, na província de Barcelona, em dezembro, levando o filho de 3 anos, de nacionalidade espanhola. O desaparecimento do menor foi denunciado por seu pai, residente na Espanha. Cabe assinalar que o estado de saúde do menor é perfeito, e que ele foi entregue ao pai", diz o texto.

A Espanha desmantelou várias redes de recrutamento do EI em seu território, e o governo espanhol calcula que 100 espanhóis puderam se unir às fileiras do grupo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação