Mundo

Manifestantes exigem fim da austeridade em protesto em Portugal

A principal confederação sindical do país, a CGTP, convocou os portugueses para protestar contra a "política de direita que causa a destruição de centenas de milhares de empregos, pobreza e exclusão social"

Agência France-Presse
postado em 07/03/2015 18:57
Milhares de pessoas protestaram neste sábado, nas principais cidades de Portugal, contra a política de austeridade que causa o "empobrecimento da população" e para exigir a saída do governo de centro direita. Em Lisboa, cerca de 2 mil manifestantes gritaram "Chega de ladrões, queremos eleições" e "Desemprego em Portugal é vergonha nacional".

[SAIBAMAIS]A principal confederação sindical do país, a CGTP, convocou os portugueses para protestar contra a "política de direita que causa a destruição de centenas de milhares de empregos, pobreza e exclusão social". "Após trabalhar dez anos na prefeitura de Alcácer (sul), ganho 532 euros por mês, com os quais tenho que viver com minha mulher e ajudar meus cinco filhos", explicou Manuel Soares, 51 anos.

Leia mais notícias em Mundo

A menos de um ano das eleições legislativas, Lisboa relaxou sua política de austeridade, adotada em troca do plano de ajuda internacional acertado em 2011, mas sem abandonar seu objetivo de reduzir o déficit a menos de 3% do PIB. Neste contexto, uma polêmica sacudiu o país na semana passada, quando veio à tona que o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, não pagou durante cinco anos suas contribuições para a previdência social e abonou seus impostos atrasados. Passos Coelho se defendeu afirmando que foi um esquecimento que será saneado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação