Mundo

Estados Unidos enviam tropas de 3 mil homens para Otan nos países bálticos

O operação tem como objetivo mostrar apoio aos ex-países da União Soviética e dissuadir a Rússia de uma possível agressão

postado em 09/03/2015 16:35
Os Estados Unidos começaram a mobilizar 3 mil militares para a região do Mar Báltico para participar dos maiores exercícios da Otan no local, informou o Pentágono nesta segunda-feira (9/3).

A operação denominada "Atlantic Resolve" (Resolução Atlântica, em tradução literal) visa a demonstrar o apoio dos países da Aliança Atlântica aos parceiros bálticos, como Letônia, Lituânia e Estônia, ex-repúblicas soviéticas que hoje são membros da aliança ocidental.

Leia mais notícias em Mundo

"Cerca de 750 veículos e equipamentos chegaram de bargo para Riga" para estas manobras que durarão 90 dias, informou o porta-voz do Pentágono, coronel Steven Warren.

Os equipamentos incluem tanques Abrams, veículos de combate Bradley, Humvees, bem como helicópteros, segundo dados dados à AFP no local pelo general John O;Connor, encarregado do transporte dos equipamentos.

Segundo uma fonte americana, os equipamentos "estão previstos para ficar" no local após o retorno às suas bases dos soldados que participam das manobras.

Eles ficarão o tempo "que for necessário para dissuadir a Rússia de uma agressão", afirmou O;Connor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação