Mundo

Incêndio em mesquita da Suécia no Natal pode ter sido acidental

A polícia inicialmente considerou se tratar de um ato criminoso depois de uma testemunha contar ter visto uma pessoa jogando um objeto incendiário por uma das janelas da mesquita

Agência France-Presse
postado em 09/03/2015 17:06
O incêndio em uma mesquita na Suécia no dia de Natal, que deixou cinco feridos e que suspeitava-se ser criminoso, seria o resultado de um acidente causado por um curto-circuito em uma fritadeira, noticiou nesta segunda-feira um jornal local.

A polícia inicialmente considerou se tratar de um ato criminoso depois de uma testemunha contar ter visto uma pessoa jogando um objeto incendiário por uma das janelas da mesquita de Eskilstuna, 90 km a oeste de Estocolmo.

Leia mais notícias em Mundo

Mas a testemunha não pôde ser encontrada e, de acordo com uma fonte policial citada pelo jornal Eskilstuna-Kuriren, a investigação centra-se agora na hipótese da fritadeira.

Questionado pela AFP, um porta-voz da polícia, Fredrik Walllen, não quis confirmar essa tese. "Eu não sei se foi voluntário, causado por imprudência ou um simples acidente [...] O inquérito ainda não foi concluído", disse ele.

Quatro dias após o incêndio, outro incêndio, desta vez claramente de origem criminosa, ocorreu na mesquita de Esl;v (sul), e uma bomba incendiária foi lançada em 1; de janeiro contra a mesquita de Uppsala (leste).

A revista antirracista Expo contabilizou mais de uma dúzia de ataques a mesquitas na Suécia em 2014, obscurecendo a imagem de um país conhecido por sua atitude tolerante.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação