Mundo

Filha de militar que combateu o 'Che' é primeira mulher general na Bolívia

Agência France-Presse
postado em 09/03/2015 20:53
Gina Reque Terán, filha do militar boliviano que montou o cerco para capturar Ernesto ;Che; Guevara, em 1967, foi promovida a general, tornando-se a primeira mulher a alcançar este grau no Exército, noticiou nesta segunda-feira a agência estatal de notícias.



Gina, de 53 anos, filha do general reformado Luis Reque Terán, recebeu a espada de comando das mãos do presidente boliviano, Evo Morales, em uma cerimônia celebrada no principal quartel de La Paz, reportou a estatal ABI.

Seu pai comandou, em 1967, as operações de Quebrada del Yuro, o último combate do ;Che; Guevara com tropas do exército regular boliviano, antes de sua captura com vida. O ;Che; foi executado dias depois por um militar boliviano.

Assim como Gina Reque Terán, as coronéis da polícia Lily Cortez Ávalos e Cristina Cerruto foram promovidas a general, tornando-se as primeiras oficiais da polícia a alcançar a mais alta patente no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação