Agência France-Presse
postado em 11/03/2015 14:34
Rabat - Os cadáveres de quatro imigrantes clandestinos foram recuperados nesta quarta-feira no mar perto de Tan-Tan, no sul do Marrocos em frente às Ilhas Canárias (Espanha), um dia após 19 pessoas terem sido resgatadas de uma embarcação, indicaram as autoridades.Os corpos sem vida estavam "quatro quilômetros ao norte da cidade de El Uatia", no sudeste do país, segundo fontes citadas pela agência MAP, que não informou a nacionalidade das vítimas.
Na terça-feira várias unidades marítimas resgataram 19 pessoas em uma embarcação na mesma zona, indicaram as autoridades.Esta região está situada a 150 km da costa das Canárias, no oceano Atlântico.
Em 2014 as autoridades espanholas indicaram ter resgatado 3.500 imigrantes em embarcações precárias, um aumento de 55% em relação a 2013.Diferentemente da década de 2000, estas tentativas não costumam ter por objetivo a costa das Canárias, mas o Mediterrâneo ocidental, no estreito de Gibraltar, assim como os enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla, no norte do Marrocos.
Em janeiro, ao menos seis imigrantes morreram afogados no naufrágio de sua embarcação em frente à costa de Nador, uma cidade vizinha de Melilla. Um mês antes outras nove pessoas, entre elas três bebês, morreram em frente à costa de Tânger em outro naufrágio.