Mundo

Comboio das Nações Unidas é atacado por homens armados em Darfur

Ao menos 30 veículos do Programa de Alimentação Mundial e da e da força conjunta ONU-União Africana seguiam de Kutum para El-Facher

Agência France-Presse
postado em 11/03/2015 19:17
Homens armados não identificados atacaram um comboio do Programa de Alimentação Mundial (PAM) e da força conjunta ONU-União Africana (Minuad) na região de Darfur, no oeste do Sudão, deixando um ferido leve, informou um oficial nesta quarta-feira.

[SAIBAMAIS]Ao menos 30 veículos do PAM e da Minuad seguiam na terça-feira de Kutum, em Darfur Norte, para El-Facher quando desconhecidos abriram fogo contra o comboio.

"Os capacetes azuis da Minuad reagiram ao ataque e trocaram tiros com os agressores, que feriram levemente o motorista de um dos caminhões", revelou um oficial da força conjunta. O comboio foi atacado a cerca de 30 km de Kutum.

Leia mais notícias em Mundo

Darfur Norte é palco de novos combates desde dezembro, quando as forças governamentais lançaram uma ofensiva contra os rebeldes na região.

Presente desde 2007 e composta por 15 mil policiais e militares, além de 4 mil civis, a Minuad é uma das missões mais importantes para a manutenção da paz no mundo.

Segundo a ONU, pelo menos 300 mil pessoas morreram e 2,5 milhões fugiram da violência em Darfur, desde 2003. O presidente sudanês, Omar al Bashir, foi intimado pela Corte Penal Internacional (CPI) a responder por crimes contra a humanidade cometidos na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação