Mundo

EUA: Utah aprova lei contra discriminação por orientação sexual

A nova lei também permitirá que os cidadãos manifestem suas opiniões religiosas sem serem penalizados

Agência France-Presse
postado em 12/03/2015 22:10
O governo de Utah ratificou nesta quinta-feira uma lei que protege homossexuais, bissexuais e transexuais de discriminação no mercado de trabalho, neste conservador estado do oeste dos Estados Unidos.

Promulgada pelo governador republicano Gary Herbert, a medida SB 296 modifica uma norma em vigor sobre o acesso ao emprego e à moradia.

A partir de agora, serão amparados os cidadãos que sofrem exclusões por sua condição sexual.

[SAIBAMAIS]Obtida graças a um entendimento entre os representantes da Igreja mórmon e o grupo que defende o direito da comunidade LGBT, a lei prevê algumas exceções.

Leia mais notícias em Mundo

"As pequenas e médias empresas com menos de 15 funcionários, as organizações religiosas, os proprietários de quatro imóveis, ou menos, e os ;escoteiros; serão isentados de cumpri-la", disse à AFP o presidente da organização LGBT Utah Pride Center, Kent Frogley.

A nova lei também permitirá que os cidadãos manifestem livremente suas opiniões religiosas sem serem penalizados.

"Pode-se dizer ;não sou a favor do casamento gay;, ou ;não sou a favor da Igreja mórmon; sem medo de ser demitido", acrescentou Frogley.

Desde o final de 2014, o estado de Utah permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois de uma longa disputa que terminou na Suprema Corte americana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação