Joanesburgo - Uma equipe de médicos sul-africanos anunciou nesta sexta-feira ter conseguido realizar com sucesso o primeiro transplante de pênis, três meses após a operação.
"Tenho o privilégio de ter participado deste primeiro transplante bem sucedido no mundo", declarou o professor Frank Graewe, chefe do departamento de cirurgia reconstrutiva da Universidade de Stellenbosch.
Um outro transplante de pênis já havia sido realizado na China em 2006. Apesar do sucesso cirúrgico da operação, o órgão teve que ser retirado em razão de "problemas psicológicos do paciente".
O paciente sul-africano de 21 anos, após três meses, recuperou todas as funções urinárias e reprodutivas do órgão, explicou o professor. O pênis do jovem teve que ser amputado há três anos, após uma infecção causada por uma circuncisão mal realizada durante uma tradicional cerimônia africana.
O paciente foi operado no hospital Tygerberg, da Cidade do Cabo, durante nove horas, em 11 de dezembro. O pênis transplantado foi retirado de um doador já falecido, cuja família foi felicitada pela equipe médica. "Nós provamos que era possível. Podemos dar a alguém um órgão tão bom quanto o que ele tinha antes", garantiu o professor Graewe, em comunicado