Mundo

Produtor de TV dos EUA é sentenciado por matar esposa brasileira no México

O crime ocorreu em abril de 2010, quando o americano, de 43 anos, e a esposa, a brasileira Mônica Burgos, de 41, passavam férias com os dois filhos no balneário do Caribe mexicano

Agência France-Presse
postado em 13/03/2015 16:46
Cancún - O americano Bruce Beresford-Redman, ex-produtor do programa de TV "Survivor", foi sentenciado no México a 12 anos de prisão pelo assassinato de sua esposa brasileira no balneário de Cancún (leste), em 2010, informou na noite da quinta-feira a promotoria do estado de Quintana Roo.

Esta sentença, do segundo juizado penal de Cancún, "está atribuindo (a Beresford-Redman) a modalidade de 12 anos de prisão não comutáveis" pelo crime de homicídio qualificado, disse à imprensa o promotor Gaspar Armando García.



O funcionário lamentou que se trate de uma "pena baixa" e antecipou que será analisada uma possível apelação, pois havia sido solicitada uma condenação de 50 anos de prisão.A defesa do americano, de 43 anos, ao contrário, informou que apelará da sentença.

A sentença "foi proferida sem provas que a suportem" depois de um julgamento "repleto de irregularidades", afirmaram os advogados Jaime Cancino e Carlos Alberto Grajales em um comunicado no qual não deram mais detalhes sobre o caso.

O crime ocorreu em abril de 2010, quando o americano, de 43 anos, e a esposa, a brasileira Mônica Burgos, de 41, passavam férias com os dois filhos no balneário do Caribe mexicano.

O corpo de Mônica foi encontrado sem roupas e com marcas de violência em uma cisterna do hotel onde a brasileira e o americano, casados há 11 anos, estavam hospedados.

Dois dias antes da descoberta do corpo da esposa, Beresford-Redman tinha reportado o desaparecimento dela, mas os investigadores o consideraram o principal suspeito do crime, após testemunhos que relataram uma forte discussão entre o casal.

O produtor de TV, que declarou inocência, foi proibido de deixar o país, mas semanas depois viajou para os Estados Unidos, onde foi detido e extraditado para o México, em 2012.

Na ordem de extradição, um promotor americano avaliou que o produtor supostamente matou a esposa para ficar com o seguro de vida dela, obter a guarda dos filhos e manter a relação extraconjugal que mantinha com uma colega de trabalho.Atualmente, Beresford-Redman está preso em uma penitenciária de Cancún.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação