Agência France-Presse
postado em 13/03/2015 17:31
Washington - Os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo contra um alto chefe dos islamistas shebab na Somália e estão avaliando o resultado, anunciou o Pentágono nesta sexta-feira.A operação, que não contou com soldados americanos em terra, visou a "um alvo de grande valor dos shebab", afirmou Steven Warren, um porta-voz do Pentágono. Um funcionário do departamento da Defesa disse que o ataque foi realizado por um drone."Agora estamos avaliando os resultados da operação e daremos mais informações quando for apropriado", acrescentou.
O Pentágono negou-se a comentar a informação da imprensa, que assegura que o ataque tinha como objetivo um membro dos shebab que teria orquestrado ataques no shopping "Mall Westgate" em Nairóbi.
O ataque, ocorrido em setembro de 2013, deixou 67 mortos e quase 200 feridos, e foi dirigido a um veículo perto da cidade de Baidoa, 220 km do noroeste de Mogadíscio, informaram autoridades.
A cidade foi tomada pelas forças etíopes em fevereiro de 2012, depois de três anos sob o poder dos shebab, um grande golpe para os islamitas.
Outro líder shebab tinha sido morto pelos Estados Unidos no começo do ano. Um míssil Hellfire, disparado de um drone, matou em 21 de janeiro Yusuf Dheeq, apresentado pelo Pentágono como "o chefe de operações exteriores e de planejamento de inteligência e segurança" desta organização.
Os islamitas somalis, vinculados à Al Qaeda, são a principal ameaça para a paz na Somália, onde as primeiras eleições multipartidárias com sufrágio universal em 40 anos, estão previstas para 2016.