Mundo

John Kerry e Zarif retomam negociações sobre programa nuclear do Irã

A possibilidade de se alcançar um acordo sobre o programa nuclear de Teerã antes da data limite de 31 de março ainda é incerta

Agência France-Presse
postado em 17/03/2015 08:03
Suíça - O secretário de Estado americano, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohamad Javad Zarif, retomaram nesta terça-feira na Suíça as negociações sobre o programa nuclear do Irã, no momento em que parecem reduzidas as possibilidades de acordo político até dia 31. Os dois ministros se encontraram no início da manhã em um palácio de Lausanne, como já haviam feito na segunda-feira.

Os dois eram acompanhados pelo secretário de Energia dos Estados Unidos, Ernest Moniz, e pelo diretor da Organização Iraniana da Energia Atômica (OIEA), Ali Akbar Salehi.

A possibilidade de se alcançar um acordo sobre o programa nuclear de Teerã antes da data limite de 31 de março ainda é incerta, apesar das intensas negociações de segunda-feira entre Kerry e Zarif.

Os dois, cujos países romperam relações diplomáticas há 35 anos, estiveram reunidos com seus respectivos colaboradores durante cinco horas.

A reunião terminou com uma conversa em caráter privado entre Kerry e Zarif, dois homens que demonstram certa afinidade, alimentada por meses de contatos e negociações.

"O Irã ainda tem que tomar decisões muito difíceis e que se impõem para responder às importantes preocupações que persistem sobre seu programa nuclear", explicou um diplomata americano que pediu para não ser identificado.

"Continuamos com a esperança de poder fechar (um acordo), mas, francamente, não sabemos se conseguiremos", insistiu o funcionário, que não mencionou nenhum avanço nas conversas, às quais qualificou como uma "montanha russa".

Após 12 anos de tensão internacional e 18 meses de intensas conversações, o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) e o Irã têm prazo até 31 de março para alcançar um acordo político que garanta para além de toda a dúvida a natureza pacífica do programa nuclear iraniano. Em troca destas garantias, o Irã obteria a suspensão das sanções internacionais que afetam gravemente à sua economia.



Zarif afirmou que foram mencionadas "muitas questões", inclusive algumas possíveis sanções aos 47 senadores americanos que questionaram publicamente em uma carta a legalidade de um eventual acordo com o Irã. "Queremos conhecer a posição do governo sobre este tema", acrescentou Zarif.

"Com respeito a algumas questões, estamos mais perto de uma solução (...), mas para outras, nossos pontos de vista são muito diferentes", acrescentou o ministro iraniano, destacando que as conversações se estenderão até a sexta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação