Mundo

Jovem britânico é proibido de viajar à Síria e se juntar à Frente Al-Nosra

Através de uma decisão inesperada, o juiz Anthony Hayden impôs a ordem de restrição argumentando que quer que "o adolescente continue vivo"

Agência France-Presse
postado em 17/03/2015 17:09
Londres - Um juiz britânico proibiu de deixar do país, nesta terça-feira, um jovem de 16 anos que perdeu dois irmãos que combatiam ao lado de jihadistas, na Síria, temendo que o rapaz siga o mesmo caminho.

Através de uma decisão inesperada, o juiz Anthony Hayden impôs a ordem de restrição argumentando que quer que "o adolescente continue vivo".Dois irmãos dele não completaram 20 anos, tendo morrido ao lutar com a Frente Al-Nosra, vinculada à Al-Qaeda, e um terceiro ficou ferido.


O advogado que solicitou ao juiz a aplicação dessa ordem, descreveu a "história extraordinária" da família do rapaz: um amigo dele também morreu na Síria, enquanto o tio ficou preso na Base de Guantánamo.As autoridades locais decidiram agir quando ficaram sabendo que a família dele planejava levá-lo a Dubai, em abril.

O juiz descreveu que o menino, com dupla cidadania (britânica e líbia) e cuja identidade não foi divulgada, como "um jovem vulnerável"."Ele cresceu no Reino Unido, em uma família onde os homens estão explicitamente comprometidos com a jihad", explicou o juiz.O menino vive com a mãe, que, segundo o magistrado, "vive assolada pela dor".

A estimativa em torno do número de britânicos que tenham viajado até a Síria para lutar na guerra civil é de 600 cidadãos britânicos, majoritariamente homens. Entretanto, também há moças envolvidas, muitas das quais interessadas em se casar com os jihadistas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação