Mundo

ONU atualiza para 11 número de mortos em Vanuatu por ciclone Pam

Avaliações aéreas feitas por aeronaves militares de Nova Caledônia, Austrália e Nova Zelândia encontraram "danos severos e generalizados", acrescentou o boletim.

Agência France-Presse
postado em 17/03/2015 17:10

Port Vila - O número de mortos na passagem do devastador ciclone Pam foi revisto para baixo em Vanuatu, de 24 para 11, informou a ONU, enquanto o acesso às áreas afetadas continua bastante limitado, ou inviável.A ONU revisou seu balanço de vítimas fatais, divulgado anteriormente, citando a agência oficial responsável pela coordenação de desastres no país.

"O Escritório de Gerenciamento de Desastres Nacionais (NDMO, na sigla em inglês) confirmou 11 óbitos nas províncias de Tafea e Shefa, incluindo cinco de Ilha Tanna", relatou o Escritório para Coordenação de Assuntos Humanitários em um novo boletim.


Avaliações aéreas feitas por aeronaves militares de Nova Caledônia, Austrália e Nova Zelândia encontraram "danos severos e generalizados", acrescentou o boletim.

"Danos à infraestrutura estão limitando o acesso às populações afetadas e dificultando o movimento, mas voos comerciais seguiram para Port Vila", informou o relatório de 16 de março, divulgado nesta terça.

As comunicações continuam interrompidas, e os esforços se concentram, neste momento, na capital e nas partes acessíveis da ilha principal.

Hoje, o primeiro-ministro Joe Natuman disse que deve levar "pelo menos uma semana, ou duas", até que as autoridades tenham uma noção mais precisa da destruição causada pelo ciclone. As áreas ao norte e ao sul do arquipélago continuam amplamente inacessíveis, relatou o premiê.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação