Mundo

Grécia cria comissão internacional para auditar a dívida pública

A presidente do Parlamento tomou a decisão %u201Cpara saber que parte da dívida foi utilizada para o bem comum, e que parte foi mal gasta"

postado em 17/03/2015 17:05
A presidenta do Parlamento da Grécia, Zoe Konstantopoulou, anunciou hoje (17) a criação de uma comissão internacional de peritos para uma auditoria da dívida pública grega, coordenada pelo cientista político belga Éric Toussaint.

Em coletiva de imprensa, Zoe afirmou que a Grécia deve auditar a dívida ;para saber que parte da dívida foi utilizada para o bem comum ; e, como tal, é legal, e deve ser paga ; e que parte foi mal gasta ; e, portanto, é ilegal;.

A responsável, citada pela agência espanhola EFE, considerou ainda que a auditoria da dívida ;é um dever com as gerações futuras, porque vão ter de pagar sem terem nenhuma responsabilidade [sobre ela];.

Leia mais notícias em Mundo

Éric Toussaint, porta-voz do Comité para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo, explicou que os créditos contraídos para pagar contratos fraudulentos são um exemplo da chamada dívida ilegal e apontou os celebrados com a multinacional alemã Siemens, depois de subornos a membros do governo socialista grego.

Segundo o conhecido cientista político, a comissão de auditoria também vai ter em conta ;os relatórios da Comissão dos Direitos Humanos ou do Conselho da Europa sobre as consequências dos programas de resgate em matéria de direitos humanos na Grécia;.

A comissão vai começar a trabalhar em abril e apresentará relatório no final de junho, numa conferência internacional sobre a dívida. ;É a primeira comissão de auditoria de dívida a ser formada na Europa;, destacou a deputada do Syriza Sofia Sakorafa, encarregada de comunicar à União Europeia as conclusões da comissão.

Questionada sobre o procedimento a adotar se parte da dívida for considerada ilegal, Zoe disse que as conclusões serão postas à disposição do Parlamento, do governo e da Justiça, que ;farão o seu dever;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação