Bruxelas, Bélgica - A União Europeia felicitou nesta quarta-feira (18/3) por sua vitória eleitoral o primeiro-ministro israelense em fim de mandato, Benjamin Netanyahu, e insistiu em seu compromisso de trabalhar com o novo governo para relançar o processo de paz.
"A UE está comprometida em trabalhar com o novo governo israelense (...) para relançar o processo de paz", indicou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, em um comunicado. "Estamos em um momento crucial, com muitas ameaças em todo o Oriente Médio. A UE apoia incondicionalmente uma solução pacífica ao conflito israelense-palestino, em interesse dos israelenses e dos palestinos, assim como da região", acrescentou.
Mogherini sustenta que, "mais do que nunca, é necessária uma liderança corajosa de todos para alcançar uma solução ao conflito completa, estável e viável". "É hora de virar a página", acrescentou.
Na segunda-feira (16/3), véspera das eleições em Israel, Netanyahu descartou a criação de um Estado palestino caso vencesse as eleições.
A União Europeia mantém a mesma linha que a comunidade internacional sobre a solução ao conflito israelense-palestino, que deve levar à criação de um Estado palestino com base nas fronteiras de 1967.
Poucos dias depois de assumir seu cargo como chefe da diplomacia europeia, Mogherini disse em novembro que Jerusalém deveria ser "capital de dois Estados", o que lhe valeu muitas críticas por parte das autoridades israelenses.
A UE é o principal fornecedor de ajuda à Autoridade Palestina.