Mundo

EUA mata líder de movimento radicalista ligado a atentado de Nairóbi

O grupo sofre uma série de derrotas, após a perda de território para as forças regionais e a morte de seus líderes através de ataques com drones

Agência France-Presse
postado em 18/03/2015 19:21
Os Estados Unidos mataram no dia 12 de março, em um ataque com drone, um dos líderes do movimento islâmico shebab na Somália, Adan Garar, "envolvido no atentado ao shopping Westgate" de Nairóbi, em 2013, informou o Pentágono nesta quarta-feira (18/3).

Adan Garar era membro dos serviços de inteligência e segurança dos shebab e respondia pela "coordenação de atividades externas" deste grupo radical, destacou o Pentágono.

Leia mais notícias em Mundo

O ataque ocorreu nos arredores de Diinsoor, na Somália, e "resultou na morte de Garar", segundo o comunicado. Garar supervisionava as operações "que tinham como alvo americanos e outros interesses ocidentais, com o objetivo de avançar nas metas da Al-Qaeda", e representava "uma ameaça importante à região e à comunidade internacional", escreveu o Pentágono.

Os shebab sofreram uma série de derrotas, após a perda de território para as forças regionais e a morte de seus líderes através de ataques com drones.

No dia 31 de janeiro, um míssil Hellfire americano disparado por um drone matou Yusuf Dheeq, o líder da inteligência do shebab, grupo ligado à Al-Qaeda que busca derrubar o governo da Somália.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação